quarta-feira, 2 de maio de 2012

Como a acupuntura funciona (I)?

Muita gente acha inacreditável a acupuntura não fazer uso de nenhum tipo de medicamento na ponta das agulhas e ainda assim ser direcionável para um problema específico. Como por exemplo,  tratar o pâncreas usando agulha no dedo do pé.

Por que, mesmo sem "tocar" o órgão envolvido e sem ter nenhum remédio na agulha, a acupuntura funciona? Por que ela funciona sem injetar medicamento?

Bem, vou dividir essa resposta em duas partes, já que existem dois princípios que fazem a acupuntura funcionar: o princípio energético e o princípio fisiológico.

Falarei hoje, resumidamente do princípio energético. Tudo no seu corpo é o resultado de energia em movimento. Se pegarmos um pedacinho da pele do seu braço ou de algum outro tecido o que veríamos no microscópio óptico e eletrônico, seria mais ou menos o seguinte conforme fôssemos dando um zoom na imagem: um tecido - um grupo de células coladas na outra - moléculas de elementos químicos e, finalmente, átomos.


Para quem não lembra da aula de química, átomo era a menor unidade de qualquer animal-vegetal-mineral neste universo. Se uma célula de um elefante e uma célula de folha de samambaia fôssem colocadas no microscópio eletrônico, quando déssemos o máximo de zoom, o que íriamos ver nas duas, seriam átomos idênticos.

Um átomo, que é a estrutura básica de toda e qualquer coisa no universo, é composto de um núcleo e girando muito velozmente ao redor dele vários outros elementos, como prótons, néutrons, glúons, létpons, etc. Como se fosse um pequeno sol com muitos pequenos planetinhas girando em órbita ao seu redor.

O que mantém esse conjunto de elementos unidos e em movimento formando um átomo é a energia. Relembrando: energia não é um conceito espiritual ou místico. É um conceito cientifico da física, estudado principalmente na termodinâmica. Curiosamente, por ser tão complicado, até hoje não existe um consenso sobre a definição da energia, mas usa-se o senso comum de que é o potencial para produzir uma ação (no nosso caso, manter os átomos unidos).

No corpo humano, essa energia "elétrica" serve para manter as centenas de bilhões de átomos unidos para formar moléculas, células, tecidos, órgãos, ossos, etc. bem como fazer os músculos se contraír, o coração bater, fazer o comando do cérebro chegar ao músculo e inclusive, nossos pensamentos, são descargas elétricas produzidas pelos neurônios.

Tudo em nós, desde a menor porção de nossas células, até nossos pensamentos, são pura energia. Nós somos energia.

A acupuntura funciona nos seres humanos (e nos animais e nas plantas) porque ela utiliza as agulhas para alterar/equilibrar a energia. A agulha é um pequeno para-raios. Seu cabo capta elétrons do ar e joga para a ponta. Quando esta ponta está inserida num corpo, ela joga esses elétrons, essa energia, para dentro do corpo.

Para a Medicina Tradicional chinesa, nosso corpo é como uma placa de circuitos. Existem caminhos específicos e mapeados no corpo humano para que a energia circule. Existe em nós, 12 caminhos principais de energia, chamados de Meridianos. Em cada Meridiano existem pontos específicos para que a agulha seja inserida e altere a forma que a energia está passando por ali e está chegando num órgão. Gosto de comparar os pontos de acupuntura com pequenos parafusos, em que se usa a agulha para apertá-los ou afrouxá-los.



Sendo assim, é por esse motivo (além do fisiológico) que a acupuntura funciona mesmo sem ter nenhum produto químico nas agulhas: a alteração na qualidade da energia que está circulando num canal específico do corpo. E é por causa desses canais, desses meridianos, que eu posso utilizar um ponto no dedão do pé para equilibrar um pâncreas problemático.


Nenhum comentário:

Postar um comentário