quarta-feira, 18 de abril de 2012

Mas para que serve acupuntura?

A acupuntura tem uma gama tão grande de aplicações que fica até difícil listar pra que ela serve. É mais fácil explicar pra que ela não serve.

Doenças graves e degenerativas como câncer, HIV, Lupus, Parkinson, etc a acupuntura não tem a capacidade de curar mas é um excelente coadjuvante no tratamento, principalmente para reduzir os sintomas e aumentar imunidade. Existem técnicas simples que aumentam significativamente a quantidade de glóbulos branco do corpo.


A maioria das patologias é consequência de uma desarmonia de um ou de vários órgãos. Seja um estômago que está funcionando em excesso, produzindo ácidos todo o tempo e gerando gastrite, seja um intestino que está funcionando de menos e ficando constipado, um pâncreas funcionando de menos e não produzindo a insulina necessária para controlar a glicose e por ai vai.

Além dos órgãos, problemas musculares também respondem muito bem a acupuntura.

Desarmonias emocionais, como um sentimento que aparece nas horas inapropriadas, como explosões de raiva sem motivo, ansiedade em demasia, medo constante... também são equilibradas com a acupuntura. Conforme expliquei no post Existe psicólogo chines?, as emoções na medicina chinesa estão intimamente relacionada com os órgãos. Então, equilibrar um é equilibrar o outro.

De uma forma geral, quando a pessoa tem muitas queixas sem explicação, a acupuntura ajuda muito. Um quadro muito comum no consultório é: insônia, aumento do apetite, prisão de ventre, dores no joelho, dor no maxilar, irritação na pele e tosse constante.

Para tratar essas queixas, na medicina alopática, o paciente precisaria tomar medicamentos para muitas coisas e ir a várias especialidades médicas diferentes. Contudo, para a acupuntura, esses sintomas são todos de um mesmo bloqueio energético. Solucionar o bloqueio é solucionar todos esses problemas.

Geralmente, não temos um único problema que nos incomoda. Vamos ao médico por causa da dor insuportável nas costas, mas além disso, demoramos a dormir, temos azia, coceiras, inchaços no tornozelo, dor no cotovelo esquerdo no meio da manhã, etc.

Outro motivo bom para ir na acupuntura é quando você tem uma dor ou incomodo que não se consegue saber a origem. Faz-se raios-x, tumografias, ressonâncias 3d... Vai-se em vários médicos indicados por amigos, benzedeira, centro espirita, mãe de santo e nada. A acupuntura é ótima em descobrir e solucionar problemas que não são "visíveis", pois são energéticos e atrapalham um órgão a funcionar bem.

Por isso a consulta inicial da acupuntura é tão importante, demorada e esquisita. Na primeira vez, você precisará dar respostas que dão pistas de como seu corpo está funcionado em conjunto. Como por exemplo, como é seu sono, qual sua cor preferida, que estação do ano você odeia, qual é a melhor comida do mundo... O acupunturista vai pedir pra você colocar sua língua toda pra fora, vai tocar seus pulsos com três dedos... Tudo para descobrir o que está acontecendo com seu corpo e que nem você sabe.

Que fique claro, contudo, que não quero dizer que você deva abandonar qualquer outro tratamento que esteja fazendo ou que suspenda o uso de medicação e que corra pra acupuntura. Mas que entenda que a acupuntura pode complementar com muito sucesso vários tratamentos que a pessoa tenha iniciado, seja ele fisioterapêutico, médico, psicológico, ortodôntico, nutricional, estético, etc



Nenhum comentário:

Postar um comentário