quinta-feira, 31 de maio de 2012

Acupuntura funciona em brasileiro?


Ninguém duvida que chinês e brasileiros são povos bastante diferentes. Eles lá, meio amarelados, olhos puxados e nós cá, muitas cores e olhos bem abertos.

Emocionalmente somos um bocado diferentes também. Na China excesso de alegria é considerada doença que afeta o coração e deve ser tratada. Reflexos do período do ditador Mao Tse-Tung, onde ser alegre demais, sorridente demais, feliz demais era um sinal claro de deboche e desrespeito ao governo. Afinal, pessoas sérias e inteligentes não saem por aí dando bom dia a cavalo.

Aqui não, brasileiro é tudo debochador mesmo. Agente já chega fazendo pouco caso e fazendo piada até em velório. Alegria aqui não doença, é característica do povo.

O conceito de alegria e felicidade pra eles é tão diferente do nosso que morcego é o símbolo da felicidade na China.


Ainda somos um bocado relapsos com nossos corpos. Eles não, quase todos praticam nas praças Tai-chi e outras artes marciais.

Compensamos nossas frustrações nas comidas e comemos cada vez mais alimentos processados que mais parecem feitos de isopor e tinta colorida do que comida de verdade. Não nos alongamos diariamente, não aprendemos a respirar e a meditar nas escolas.

Na China come-se muito, a ponto de a nossa pergunta trivial de " E aí tudo bem?" em mandariam ser algo como: " Opa, você já comeu hoje?".  Contudo, Chineses gostam de preparar seus próprios alimentos, gostam de comida fresca, legumes frescos, carne fresca.... Muito embora a carne de cachorro seja uma das mais consumidas e apreciadas na China. Não apenas cachorro, todo animal é comestível na China, bem como quase toda planta que nasce do chão. Ah! E tudo vem sempre picado e quentinho. Eles acreditam que quem leva uma faca pra mesa é um bárbaro, afinal quem leva uma arma pra mesa? E eles jamais comem salada ou legumes crus, pois creem que alimentos não cozidos fazem mau para a energia do estômago.

Eles são muito espirituais. Praticamente não separam a vida física da vida espiritual. E,  curiosamente, acreditam que o homem que morre solteiro terá uma próxima vida infeliz. Por isso, quando um parente masculino morre sem ter casado, eles "compram" uma noiva. Alguma pobre moça que também esteja morta (é claro) para ser enterrada ao lado do solteirão. E pagam até 2.000 dólares para os familiares da defunta.

Bom, tirando essas pequenas diferenças culturais que temos, somos exatamente iguais por dentro. no fim das contas ser humano é ser humano, não importa se nascido no Cazaquistão ou em Porto Quijaro na Bolívia.

Se a acupuntura funciona perfeitamente neles, também funciona perfeitamente em nós. Temos os mesmos órgãos, vísceras, mesmo número de ossos, mesmos tipos sanguíneos, mesmo número de cromossomos em nosso dna. Mesmo que eles comam cachorro e nós Big Mac, nosso sistema digestivo processa esses alimentos da mesma forma. Por isso, a lógica que vale lá, vale aqui.

Um comentário: