segunda-feira, 14 de maio de 2012

Como a acupuntura funciona? (II)

Além da importante questão energética, abordada no tópico anterior, a acupuntura funciona por causa das reações fisiológicas do próprio corpo.

A agulha quando entra na pele ela provoca uma microlesão no tecido, mesmo sendo ridiculamente pequena essa microlesão, quando a agulha é inserida precisamente no ponto correto, provoca um estímulo num determinado receptor nervoso e esta informação é enviada para o cérebro.

Quando este estímulo chega no córtex cerebral, ele é interpretado como uma ordem para produzir neurotransmissores em uma determinada região do corpo. Neurotransmissores são substâncias químicas, produzidas nos terminais nervosos de músculos, órgãos, epiderme, etc. e no proprio cérebro e desencadeiam reações específicas, como: relaxamento, analgesia, estimulação...

Neurotransmissores são mensageiros químicos, liberados pelos neurônios em qualquer parte do corpo para provocar uma reação ou cancelar uma reação (por exemplo, parar a dor).

Evidentemente não se sabia disso na China antiga, aliás, não se sabia disso há vinte anos. A evolução da medicina ocidental possibilitou a compreensão da medicina milenar da China. Um indivíduo foi colocado num tumógrafo para ver o que acontecia no cérebro dele quando uma agulha era colocada no dedáo do pé. Para a surpresa dos pesquisadores, não apenas a área relativa ao pé mostrava atividade no cérebro, mas a área relativa ao baço. como se o próprio órgão estive sendo tocado.


Muitos anos depois que essa pesquisa com tumografos começou a ser feita, algum cientista teve a curiosidade de retirar sangue da região supostamente estimulada e verificou que, nela ocorriam a liberação de neurotransmissores que causavam o efeito que o acupunturista estava buscando no tratamento.

O mais interessante é que existem, no mínimo, sessenta neurotransmissores diferentes e que dependendo da inclinação da agulha e da ordem que elas são inseridas e retiradas do corpo humano,
tipos diferentes são liberados pelos neurônios.

Bom, agora vem a parte bacana da história, uma vez que o estímulo da agulha provoca a liberação de neurotransmissores e que esta agulha causa uma microlesão no local em que foi inserida, mesmo quando se tira a agulha e até que o corpo cicatrize a microlesão (em média 72hs) o ponto estará sendo estimulado por reações celulares e provocando as reações que o acupunturista planejou para o tratamento.

É o corpo estimulando a própria melhora, induzindo a produção de substâncias que só seriam produzidas se algum remédio fosse tomado. É a auto-cura.

2 comentários: