segunda-feira, 21 de maio de 2012

O inverno está chegando e suas costas vão doer.

Para a Medicina Tradicional Chinesa todas as coisas do universo estão interrelacionadas, o que acontece com uma interfere na outra. O mesmo ocorre dentro do homem, o que ocorre numa parte do corpo repercute em outra. E o mais espantoso, o que acontece no universo, repercute no homem.

Curiosamente, temos uma ligação forte com a mudança climática e tão bem definida que é possível determinar num paciente o problema ele pode ter no mês que vem, quando a estação mudar.



E isso é possível porque essa ligação é tão explícita que é um dos conhecimentos mais básicos da acupuntura: saber quais órgãos e partes do corpo são mais influenciados por cada estação do ano.

Historicamente, na China a acupuntura era preventiva. Milhares de acupunturistas trabalhavam para o governo e cuidavam de um grupo fixo de pacientes, indo periodicamente as suas casas para fazer o tratamento. Conhecendo o calendário das estações do ano o acupunturista já sabia o que seria acometido por doença no mês seguinte e fazia um trabalho preventivo com seus pacientes, fortalecendo órgãos e partes do corpo para impedir doenças.

Essa prevenção era levada tão a sério que, quando o paciente ficava doente, o acupunturista parava de receber parte do pagamento. Afinal ele já sabia qual problema aquele paciente iria desenvolver, então, por punição, parava de receber parte do dinheiro.

Ao meu ver, era uma "lógica" bastante dura. Uma vez que além da forte influência das estações do ano, nossos alimentos e nossos pensamentos tem um peso importante na manutenção de nossa saúde. E isso foge ao controle do acupunturista.

Bom, o inverno se aproxima. Quando ele chegar o Rim e a Bexiga serão afetados. Na MTC, quando se fala num órgão não está se referindo unicamente a função fisiológica que ele tem no corpo, mas também a aspectos emocionais e a todas as partes do corpo que o caminho energético (meridiano) daquele órgão faz na superfície do corpo. (para mais delhalhes leia o post: Como a acupuntura funciona I).

Então quando o inverno chegar, você tem fortes tendências a apresentar problemas no trajeto que a energia faz no Meridiano na da Bexiga. Como por exemplo, dor nas costas, torcicolo, dor no ciático, etc.


Para se proteger, mantenha-se aquecido, lembre-se de beber água e faça acupuntura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário