segunda-feira, 9 de abril de 2012

Acupuntura? Minha religião não permite.


Mais de uma vez, já escutei de amigos: - Não faço acupuntura porque não acredito em energia, vai contra meus princípios religiosos.

Essa dúvida é mais comum do que se pensa. Existem pessoas que associam a prática da acupuntura como atividade religiosa ou espiritual.



Bom, a acupuntura não tem nenhuma relação com espiritualidade ou religiosidade. Nenhum deus é evocado antes de se colocar as agulhas, não se cantam mantras, não se faz oração e as agulhas não são banhadas na água-benta.

Nem sequer é perguntado ao paciente qual a orientação religiosa dele. Isso não importa!

A acupuntura tem tanta ligação com religião quanto encher o pneu do carro.

A base da acupuntura não vem de nenhuma linha religiosa exotica oriental. O princípio vem da natureza, do equilíbrio e da física.

A energia, chamada de Qi (fala-se: tchi), que a Medicina Tradicional Chinesa tanto fala, é a mesma energia que a física fala. A energia que sai da tomada da sua casa e movimenta seus eletrodomésticos. A energia causada pela movimentação de elétrons.

Elétrons não são entidades espirituais. São partículas que estão em volta do núcleo do átomo e que quando se movimentam, geram energia elétrica.

O corpo humano gera energia elétrica. Nossos impulsos nervosos que comandam todas as ações do corpo, saem do cérebro, percorrem os nervos e chegam nos músculos e nos órgãos, são pequenas descargas elétricas. Nossos próprios pensamentos, são descargas elétricas que percorrem e estimulam neuronios.

Quando o acupunturista fala que vai equilibrar sua energia. Ele está falando sobre essa energia, a que percorre e estimula seu corpo. A energia que a física estuda. Não tem nada de espiritual nisso.

A agulha de acupuntura é um para-raios em miniatura. Um processo especial na sua fabricação faz com que ela capte elétrons soltos no ar e jogue para dentro do seu corpo (assim como um para-raios faz, pega o raio e joga para a terra), aumentando o efeito do tratamento.

É até compreensível porque alguns pacientes brincam dizendo que a acupuntura é mágica ou é fetiçaria. É porque ela em muitas vezes alivia a dor ou o mal estar imediatamente. Mas não tem nada de mágica nisso, tem muito estudo por parte do acupunturista, para saber qual dos mais de mil pontos de acupuntura existentes ele vai utilizar para trazer equilíbrio para o paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário