terça-feira, 3 de abril de 2012

Psicólogo Chines, isso existe?

No oriente (China, India, etc) não existe psicologia ou psicólogo, nem nada parecido.

Será que os orientais não dão umas surtadinhas, de vez em quando, como nós ocidentais?

Para a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é ilógico separar o emocional do físico. pois eles estão conectados, juntos o tempo inteiro. Por que trata-los separadamente então?

Essa relação (físico-emocional) é tão intrínseca que a MTC conseguiu compreender que cada órgão produz uma emoção. De fato, cada órgão produz uma "pré-emoção" e o coração quem faz a interpretação dela e a transforma em emoção real. Essa função do coração é tão importante, que para os chineses coração e mente são a mesma coisa, e denominados pela a mesma palavra xin.


Em chines, a palavra mais parecida com psicologia é esse ideograma, que simboliza: o coração é o rei ou o coração é quem comanda tudo. 

Agora, você já sabe de onde vem a crença popular que o coração que sente as emoções, amor, paixões e porque as pessoas dizem coisas como "tenho que seguir meu coração".

Voltando aos órgãos, para que voce entenda um pouco mais do que estou falando, vou dar um exemplo: o estômago e o baço tem uma relação direta com a ansiedade. Toda vez que vivemos ou pensamos em uma situação que nos gera ansiedade, nosso estômago produz uma matriz emocional ( a tal pré-emoção) que é interpretada e sentida pelo coração. Se ficarmos ansiosos demais ou por tempo prolongado, nosso estômago vai ser afetado, pois ele foi sobrecarregado na produção da matriz emocional. Quem nunca sentiu dor no estômago ou frio no estomago por ansiedade forte?

Bem, a vida moderna nos deixa constantemente ansiosos e preocupados. É dinheiro, é segurança, é relacionamento afetivo... Então o estômago das pessoas, de um modo geral, estaria sempre sobrecarregados? Certamente! Os problemas estomacais como refluxo, gastrite e úlceras são os que mais atingem a população ocidental.

E onde a acupuntura entra nessa história Gabriel? Posso procurar você para me colocar agulhas e resolver meu conflito com meus pais? Infelizmente não. Conflitos, indecisões, buscas por um sentido para a vida e afins devem ser resolvidos com outras terapias e terapeutas. O que a acupuntura pode fazer é não permitir que desequilíbrio emocional vire um descontrole e prejudique sua vida e bom funcionamento dos seus órgãos.

Mas que fique claro que, ao tratar de um problema físico, a acupuntura também estará cuidando do seu lado emocional, pois toda vez que equilibramos um órgao, equilibramos uma emoção junto. Aliás, para a MTC a doença só se instala no corpo quando o coração/mente estava fraco para protege-lo, ou seja, não existe alteração no físico sem alteração no emocional.




Um comentário: