quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Prefere envelhecer com saúde? Faça acupuntura.

Sabe quando você visita um parente bem velhinho ou vê algum "centenário" dando entrevista na Tv e você se pega pensando que gostaria de viver longamente para aproveitar a vida, mas que gostaria de fazer isso com muita saúde?

Pois é, a medicina tradicional chinesa pode ajudar a realizar esse desejo. Pois ela tem ferramentas simples para diagnosticar desarmonias no seu corpo antes mesmo que eles apareçam. Quando ela surgiu na China, aproximadamente 8.000 anos atrás, os médicos não possuíam outros recursos além de seus próprios sentidos, para "ver" um paciente por dentro e saber como estavam seus órgãos internos. Eles não solicitavam ressonância magnética para diagnosticar resfriado!

Eles contavam apena com seus olhos para inspecionar o aspecto do paciente, o brilho do olhar, as características da língua e pequenas marcas na orelha; seu olfato para analisar o odor da pele do paciente e seu tato, para pegar os pulsos de seus pacientes.

Qual escolha você fará quando envelhecer?
Por incrível que pareça, a simples análise do pulso mostra o estado energético de doze órgãos diferentes, e o acupunturista pode perceber um desequilíbrio antes que ele vire doença.

Ficar doente te envelhece por dois motivos principais. O primeiro deles é que a doença força o seu corpo além do normal. O segundo é que nós, cidadãos modernos e ocidentais, adoramos um comprimidinho pra aliviar sintomas de tudo e qualquer coisa.

Quando um dos seus órgãos se desequilibra e isso se manifesta como doença, como por exemplo o diabetes que é causado pela desarmonia do Baço-Pâncreas, todos os outros órgãos são obrigados a trabalhar mais para suprir a "lacuna" fisiológica que o Baço está causando. E energeticamente, é aquela historinha que eu inventei, da roda gigante, para explicar o fluxo de energia no corpo. Quando um dos cinco elementos tem problema, com o passar do tempo, outros elementos serão prejudicados.

Comprimidinhos.... ah esses malditos comprimidos! Não me canso de dizer que não existe remédios sem efeito colateral. Não tem essa de " é só um anti-inflamatório leve, todo mundo toma" ou " mas esse aqui é tão pequenininho e branquinho que não deve fazer mal". Anote na sua agenda, todo fármaco tem efeito colateral. É uma gangorra, o que eles fazem no seu corpo: para melhorar ou tirar a dor de um lugar, pioram um pouco a condição de outro.

Se você pudesse escolher, qual seria sua escolha?

Os orientais parecem física e mentalmente muito mais novo do que os idosos nacionais, dentre outras coisas por que eles não se entopem de medicamentos e principalmente, fazem acupuntura de modo preventivo. Sim, sim, eles também meditam, fazem tai-chi-chuan, comem menos pizza e McDonalds do que nós. Se você ainda não sabe meditar e não pratica atividade física está na hora de começar (nunca é tarde! Minha avó está com quase 90 anos e entrou no Pilates). Se não tem tempo nenhum para se cuidar, reveja sua vida e suas prioridades!

Se você quer viver muito e com saúde, não gaste energia ficando doente. Para isso, faça acupuntura regularmente!

Um comentário: