segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Acupuntura em casos graves. Funciona?

Meu primeiro post de 2014 é sobre um acontecimento marcante:

Em novembro do ano passado, recebi um telefonema curioso: uma moça que me disse em alto e bom tom que não acreditava em acupuntura, mas que como a medicina não podia mais ajudar seu pai, perguntou o que eu achava de trata-lo.

Ela me informou que durante uma pequena cirurgia para colocar um stent numa artéria, uma placa de gordura se soltou, passeou pela corrente sanguínea e foi parar em algum lugar que obstruiu a chegada de sangue nos rins. Resultado, os dois rins pararam de receber a quantidade normal de sangue e a taxa de filtração diminui radicalmente, o que obrigou o paciente a fazer hemodiálise de segunda a sexta-feira, para evitar que o sangue ficasse perigosamente tóxico (excesso de creatinina), já que a urina não estava removendo as toxinas.



Havia um segundo agravante, devido ao frágil estado dos rins do paciente, não era possível fazer o exame para rastrear aonde a "placa" de gordura foi parar, muito menos fazer qualquer tipo de cirurgia para remove-la. O medico avisou que o paciente era um provável candidato a transplante dos rins.

Bom, uma coisa é tratar dor nas costas, gastrite, depressão. torcicolo.... caso a acupuntura/eu  não sejamos 100% eficientes  dificilmente a doença irá piorar. No máximo a pessoa não ira sentir-se melhor e pronto acabou. Outra coisa era atender um senhor fazendo hemodiálise e que não respondia bem a ela, pois a tal da taxa da toxicidade no sangue não estava reduzindo o quanto era esperado pelo nefrologista.

seta indicando o cateter de conexão com a maquina de diálise.

Não consegui dizer que sim nem que não para a filha do paciente, dei uma desculpa qualquer e falei que ligaria mais tarde. Passei um bom tempo considerando a hipótese da acupuntura não funcionar, da situação agravar, da família me processar,  e eu aparecer no Fantástico tampando meu rosto e fugindo das câmeras.... Contudo, acredito que nada acontece por acaso nesse Universo. Se esse caso veio parar nas minhas mãos é porque eu tinha condições para ajudar.

Telefonei de volta, fui totalmente franco e expliquei que eu não havia ainda tratado um caso dessa complexidade, que em teoria sabia exatamente como ajudar, mas que na prática eu não tinha a mínima ideia se iria funcionar. A filha ficou alguns segundos em silêncio absoluto e disse: - Bom, o médico já disse que não tem mais o que fazer a não ser esperar e rezar, existe alguma coisa que você possa fazer de errado e piorar ainda mais o quadro do meu pai? Aí respondi com certeza plena: - Não há.

No dia seguinte uma filha incrédula chegou ao consultório puxando o pai pelas mãos, naquele momento ele nem falava, ela explicou que eles estava muito deprimido com a situação toda e ela me deu todas as respostas às perguntas que fiz.

A acupuntura sistêmica chinesa é muito forte, e um dia por semana de atendimento costuma funcionar. mesmo em casos mais graves. 

Apliquei as agulhas no paciente e enquanto aguardava o tempo de retirar as agulhas fiz muitas orações pedindo que o Universo me ajudasse, afinal ele tinha me encaminhado o paciente.

Aguardei com impaciência por uma semana o retorno do paciente. Ele chegou com um pequeno sorriso no rosto, a taxa de toxinas tinha baixado um pouco e a taxa de funcionamento dor rins estava ligeiramente melhor. Era o "sinal" que eu esperava. Estávamos no caminho certo. Teoricamente, era uma questão de tempo até os rins melhorarem e voltarem a funcionar plenamente.

dia 21-01-14, paciente já sem o cateter de conexão.

Em dezembro, o paciente me informou que teve alta da hemodiálise, mas que o médico iria manter o cateter no ombro, caso precisa-se conecta-lo a maquina novamente.

Hoje, janeiro de 2014, praticamente dois meses e meio depois do início do tratamento, escuto uma batida leve na porta do consultório. Abro. Meu paciente, com um sorriso de orelha a orelha, camisa com os botões todos abertos, aponta pro ombro e diz: - Olha dr. tiraram o cateter. Estou livre da máquina! Agora é pra valer.


Bem, sei que esse post já está grande demais. mas gostaria de esclarecer que não o escrevi para que você me ache um acupunturista incrível (cá entre nós, acho que dei uma sorte danada). Escrevo para que pessoas em situação grave e médicos entendam que a acupuntura (feita por um profissional habilitado) pode complementar um tratamento convencional, e para que outros acupunturistas tenham confiança nesta arte milenar fabulosa e aceitem casos mais graves.









9 comentários:

  1. Magnífico, Gabriel. Parabéns pela coragem e confiança em si mesmo.

    ResponderExcluir
  2. show! parabens, vc eh um excelente profissional.

    ResponderExcluir
  3. Inspirador... muito obrigada pelo seu depoimento e por me fazer acreditar mais um bocado na acupuntura!

    ResponderExcluir
  4. Poxa vida hein Prof. Gabriel? Muito impressionante este ato de amor ao próximo e confiança naquilo à que você foi destinado a fazer. Sabemos de sua capacidade e a cada dia que se passa realizando esses feitos mais você se aperfeiçoa. Continue neste caminho se permitindo ser um canal de cura ou melhora da qualidade de vida de outros seres dependentes da vontade de Deus nesta terra. Que o Grande Criador do Universo esteja sempre guiando suas mãos e orientando seus procedimentos. Parabéns. Me orgulho muito de ter sido seu aluno em Brasília - DF turma XXIII. Grande Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Amém! Jenival, agradeço suas palavras. Na minha opiniao, todo terapeuta é sempre (e apenas) o canal da cura. Basta se por a disposição e estudar, é claro, que coisas boas acontecem! E a gratidão é sempre o melhor pagamento. Dinheiro acaba, fama passa, mas o sentimento de gratidão, desse ninguem esquece.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pela sua partilha e pelo testemunho do sucesso da acupunctura.

    Recentemente fui colocado perante uma situação em tudo idêntica à que descreveu e gostaria de lhe perguntar qual foi a sua abordagem, pois encontro-me sem saber bem que caminho seguir.

    bem haja e continuação do bom trabalho

    ResponderExcluir