sexta-feira, 26 de abril de 2013

Sua preguiça é só preguiça mesmo?

Tenho reparado, em meu consultório que quase todas as pessoas reclamam de cansaço extremo e falta de disposição para realizar as atividades do dia a dia. A famosa preguiça. Contudo, quando esta preguiça vem acompanhada de outras alterações na maneira de viver, ela tem sérias chances de ser mais que apenas uma gostosa preguiça.

Vários pacientes que me procuram para tratar "preguiça persistente" e desânimo, na verdade estão deprimidas e não apenas cansadas. Infelizmente, essa vida estressante e corrida que levamos (muitas vezes com orgulho) não nos "permite" ser fracos e conversar com os outros sobre nosso cansaço extremo e nossa vontade de parar tudo e dormir. Depressão é um assunto muito comentado entre amigos, mas pouco conversado a fundo. Você mesmo, caro leitor, tem ideia de quais aspectos da vida se alteram quando se está com depressão? Será que você está deprimido e não apenas muuuuito cansado?

Existe diferença?

Bom, pensando nisso. resolvi compartilhar um pequeno questionário para que você responda, some os "sim" e verifique se pode estar com depressão ou com preguiça. Claro que, esse questionário não tem valor de diagnóstico. Depressão é uma doença séria e grave, e deve ser diagnosticada por um profissional de saúde com competência para isso. Portanto, se você "reprovar" no questionário, não se deprima! Marque uma consulta com um psicólogo, neurologista, psiquiatra... e cuide-se!

Não sinta vergonha caso esteja deprimido. Você não está só. O número de pessoas deprimidas está assustadoramente alto. Mas admitir uma "fraqueza" em público, praticamente não é permitido em nossa sociedade. Você se espantaria em saber quantos amigos seus tem depressão e se tratam sem que ninguém desconfie.

Lembrando que a acupuntura chinesa é uma excelente ferramenta para ajudar no equilíbrio emocional. Caso necessite de ajuda, procure seu acupunturista. Caso não tenha um, Esse cara sou eu!

Vamos lá. Lápis e papel na mão. É rápido, eu garanto!

1 - Você fica triste com uma frequência maior do que antes?
2 - Acha que no futuro, as coisas serão piores do que hoje?
3 - Sente que falhou muito nessa vida?
4 - Sente pouca satisfação no dia a dia e nas coisas que costumava gostar?
5 - Sente culpa com frequência?
6 - Acha que está sendo ou merece ser punido?
7 - Está desapontado e perdeu a confiança em si mesmo?
8 - Se auto-critica constantemente?
9 - Tem pensamentos suicidas?
10 - Tem chorado com mais frequência?
11 - Tem muita vontade de chorar e não consegue?
12 - Perdeu o interesse em fazer atividades ou conhecer pessoas?
13 - Tem tido dificuldade em tomar decisões?
14 - Acha que os outros são mais úteis que você?
15 - Tem dormido muito mais ou muito menos que o normal?
16 - Fica irritado com mais facilidade que antes?
17 - Anda muito difícil manter a concentração nas atividades?
18 - Sente cansaço (físico e mental) com muita frequência?
19 - Seu interesse sexual e libido estão bem menores?
20 - Seu apetite está muito menor ou muito maior do que o de costume?

Caso você tenha respondido SIM em mais do que quatro perguntas, você pode estar levemente deprimido. Caso tenha respondido sim em mais de oito, você pode estar moderadamente deprimido. Caso tenha respondido sim em mais de quinze, você pode estar fortemente deprimido.

Relembro que estas perguntas não tem valor "legal". Servem apenas como um medidor do seu humor. Procure um profissional para ter um diagnóstico coerente e verdadeiro.

Ah! Por favor, curta minha fanpage no facebook: https://www.facebook.com/AcupunturaGabriel


Nenhum comentário:

Postar um comentário