quarta-feira, 17 de abril de 2013

Acupuntura vicia?

Tenho escutado de meus pacientes, com alguma frequência que estão viciados na acupuntura. Alguns falavam em tom de brincadeira, mas percebi que alguns falavam em tom de preocupação.

Trabalho com Acupuntura Chinesa sistêmica, ou seja, equilibro todos os sistemas do corpo do paciente, independente da queixa principal. A consequência disso é, além do alívio de uma dor, uma sensação imensa de bem estar que perdura por dias, após a sessão.

As agulhas, praticamente indolores, são inseridas em pontos na pele que aumentam ou diminuem o funcionamento de um órgão, como pulmão, estômago, baço, etc.. Gosto de dizer que agulhas de acupuntura são como pequenas chaves-de-fenda que uso para apertar ou afrouxar parafusos e fazer o motor funcionar mais ou menos rápido.

Quando um órgão volta a trabalhar de maneira harmônica, na velocidade e nos horários corretos, ocorre uma sensação inconsciente de bem estar, pois diversos hormônios voltam a ser produzidos de forma correta. Todo órgão que funciona "errado" provoca uma "reclamação" no cérebro, que se manifesta de várias formas: insônia, perda de apetite, problemas menstruais, diminuição da libido...

" Eu estava ótima, super saudável, daí inventei de fazer acupuntura."

Portanto, um órgão ajustado é uma reclamação a menos no seu cérebro. É uma fonte de estresse a menos. Quanto mais órgãos funcionando corretamente, mais tranquilo seu cérebro fica. Por isso a acupuntura provoca bem estar além do alivio de dores.

Voltando a pergunta principal, entendo quando o paciente diz que a acupuntura vicia. Pois nosso corpo e cérebro vivem, desesperadamente, procurado essa sensação de bem estar, de prazer. Seja na comida, na bebida, no sexo, em drogas, em jogos... Faz parte do nosso instinto essa busca. É algo profundo e inevitável, gravado no nosso código genético.

Nossa forma de viver não é adequada e livre de estresses. Num dia vamos a acupuntura, a terapia, massagem, nos alimentamos direito e no outro o gerente manda um e-mail comunicando o aumento das metas ou o cancelamento das férias, estragando todo nosso plano de passar uma semana bem e em paz.

Infelizmente, só posso garantir o bem estar dos meus pacientes da porta do meu consultório para dentro. Do lado de fora, eles estão expostos a todo o tipo de aborrecimentos e preocupações que, muitas vezes diminuem os efeitos produzidos pela acupuntura ou que fazem com que o paciente deseje desesperadamente voltar ao estado de equilíbrio, com uma nova consulta.

Então meu caro amigo, não se preocupe em se tornar uma Amy Winehouse, ficar viciado e ter uma overdose de acupuntura. É apenas o seu corpo seguindo o instinto e procurando o que é melhor para você e tentando te manter em paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário