segunda-feira, 2 de julho de 2012

Seu trabalho está literalmente te matando?


A Medicina Tradicional Chinesa tem como princípio o equilíbrio. O equilíbrio externo, na alimentação, no repouso, no lazer, nas atividades sexuais, traz equilíbrio interno para a mente e para o corpo.

Esse e outros princípios foram desenvolvidos numa época em que o ser humano era o centro da sociedade. Tudo era pensado e executado para garantir o máximo de qualidade de vida e de felicidade. Séculos atrás a maior preocupação de um governante não era em aumentar o PIB ou o crescimento econômico, mas garantir que o povo estivesse satisfeito e feliz.

O Butão, um país asiático com nome esquisito, mede desde 1972 o índice de felicidade dos butaneses. Para aquele país a felicidade dos cidadãos é um marcador muito importante.

O Brasil está desenvolvendo uma ferramenta para começar a realizar essa medição de "Felicidade interna Bruta", depois que uma pesquisa feita em Nova York nos colocou em 25° lugar no ranking da felicidade. Ficamos atras de México, Israel, Venezuela.... e essa colocação deve ter preocupado as autoridades.


Bom, muito tempo atrás, numa terra muito, muito distante, quando o dinheiro não era o centro de tudo, mas nós (pessoas) éramos, pregava-se o equilíbrio em todos os momentos do dia.

De um modo geral, as pessoas estão se acabando no emprego. São horas diárias em excesso, acompanhado de alimentação não adequada, num ambiente geralmente sem qualidade e estressante. E isso tudo quando não se tem, ainda, um "bovino" como chefe.

Para a MTC, nossos rins guardam nossa energia vital, herdada do pai e da mãe na hora da concepção. Além dela, fazemos a reposição diária de uma energia "extra" com a alimentação e com a respiração. Quando a energia "extra" é consumida o corpo recorre a energia vital, herdada do pai e da mãe e que não é recarregável. Quando ela acaba, agente morre.

O excesso de trabalho, para o principal autor-pesquisador contemporâneo de MTC é a maior causa de doenças da atualidade. E ele é bem claro ao dizer que excesso de trabalho não é apenas atividade física, mas as horas sentadas na frente do computador fazendo trabalho intelectual.

Para você saber se seu trabalho está consumindo suas energia vital, vá para frente do espelho e coloque a língua pra fora. Se a ponta da língua estiver mais avermelhada que o restante ou se tiver algo estranho nela, como bolinhas, rachaduras, escamas... é sinal de que suas energias internas estão em forte desequilíbrio.

Outros sinais importantes são, excesso de pensamentos na hora de dormir, palpitações, sede em excesso que não passa tomando água, ansiedade, fezes secas, tosse seca e calor na região do pescoço. E vários outros sinais que vão variar de pessoa pra pessoa, pois cada organismo sente a sobrecarga de maneira distinta.

Para reverter esse desequilíbrio, melhore sua alimentação, pratique esporte, trabalhe menos (ha-ha-ha) tenha mais horas de lazer e faça acupuntura.

Um comentário: