segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Esquimós não comem bananas!

Comer frutas e legumes de "outra" estação faz mais mal do que bem pra saúde. Se você é o tipo de pessoa que come apenas um tipo de fruta ou legume, fique ligado!

Somos seres humanos super modernos, tudo está a um toque ("antigamente" era clique) de nossos dedos, estamos conectados 24 horas, somos digitais, quase que seres virtuais já...

Esquimós não comem banana.

Embora poucos de nós saibamos, nossa conexão com a natureza ainda é fortíssima e ela tem uma relação direta (online) com a nossa saúde física e bem estar mental. (Já postei outro artigos falando das estações do ano e sua influência em nós).

Aprendemos a "controlar" o clima e a produzir frutas e legumes praticamente sem cessar e sem depender do clima (chuva, frio, sol, etc..) O conhecimento do ser humano na área agrícola já é tão grande que conseguimos fazer colheitas abundantes em desertos, que nem a natureza conseguiu "plantar" uma moita de capim. 

Quando eu era pequeno, lembro de pedir uma fruta específica para minha mãe (talvez tangerinas) e ela respondia: - Não está na época ainda. Essa situação praticamente não existe mais. Quase todas as frutas e legumes estão disponíveis em tempo integral nos supermercados.

Isso tem um lado bom. Claro! Mas tem um lado péssimo! Comer fruta de uma outra estação, desregula seu metabolismo. Coma as frutas corretas de cada estação.



As estações do ano tem condições climáticas específicas, o Verão é muito quente, o Outono é seco e fresco, o  inverno é frio e a Primavera é úmida e morna. As situações mais extremas são o verão e o inverno. Um muito quente e o outro frio. O outono e a primavera são praticamente uma transição entre os dois extremos.

A natureza é sábia, pois no verão as frutas e legumes são mais suculentas, doces, e refrescantes. De forma a amenizar os efeitos desta estação no corpo humano. Já as frutas de inverno são menos suculentas e não "esfriam" nosso metabolismo. A natureza nos deu uma ferramenta para não sofrer danos fisiológicos com os extremos de temperatura. 

Os frutos, frutas e legumes produzidos no verão tem dentro de si uma energia que esfria e desacelera o metabolismo. Já os de inverno, tem energia que aquece e acelera o metabolismo.

Mas, quando aprendemos a produzir frutas e legumes de forma independente do clima, perdemos essa ferramenta alimentar de manutenção do equilíbrio metabólico. E, o pior, passamos a atrapalhar nosso corpo na auto-regulação.

Por exemplo, no Verão, não deveríamos consumir grãos: trigo, aveia, gergelim.. nem castanhas: amendoim, amêndoa, nozes... pois esses alimentos que são produzidos no inverno, tem dentro de si uma energia "quente" para, teoricamente, amenizar o frio dos seres vivos que os consomem.

Para manter seu equilíbrio interno, alimente-se adequadamente e faça acupuntura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário