segunda-feira, 19 de março de 2012

O que é acupuntura chinesa?


Acupuntura Chinesa         re-equilíbrio

Para a Medicina Tradicional Chinesa o corpo humano é composto de uma série de circuitos em que a energia vital, QI, transita para nutrir órgãos e vísceras. Esses circuitos sofrem influências que prejudicam e bloqueiam a circulação da energia vital, deixando uma região do corpo ou órgão com recebimento insuficiente de energia e consequente mal funcionamento e por isso as doenças surgem.

As agulhas são pequenas "chaves-de-fenda" que apertam ou afrouxam parafusos específicos, para que a energia volte a circular adequadamente nos circuitos energéticos - meridianos - e o equilíbrio se instaure novamente. Muitas pessoas imaginam que acupuntura seja dolorida, pois comparam suas agulhas com a da injeção (seringa). Contudo, essa comparação é muito errada pois as agulhas de acupuntura são muito mais finas, se aprofundam menos e sua colocação é muito mais rápida. Além do que, um dispositivo especial é utilizado na colocação das agulhas (mandril) e isso faz com que o corpo "não preste atenção" na agulha.

Fatores como alimentação inadequada ao seu biotipo, mudanças de estação/clima, estresses emocionais, dentre outros influenciam o seu equilíbrio sem que você perceba. Mas, "água mole em pedra dura..." uma hora você fica doente, ou com dores, mal estar... sem que isso esteja relacionado a uma causa específica.

Quase toda doença ou mal estar é consequencia de um desequilíbrio energético corporal. Reestabelecer o equilíbrio perdido é fundamental para que o corpo se cure. E isso é o que a acupuntura faz: induz seu corpo a se reorganizar.

Então, acupuntura é uma das ferramentas que a Medicina Tradicional Chinesa utiliza para estimular o corpo a encontrar seu estado natural de equilíbrio energético, orgânico e mental, de forma eficiente e duradoura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário