quarta-feira, 13 de março de 2013

Existe acupuntura para emagrecer?

Muitas pessoas me perguntam se existe acupuntura para fazer emagrecer e algumas, menos educadas, perguntam por que eu não faço em mim mesmo.

É comum vermos em revistas propagandas de “antes e depois” em tratamento para emagrecimento com acupuntura. Parece até mágica. Foto 1, uma senhora rechonchuda, foto 2 uma gata com barriga de tanquinho segurando uma calça beeem frouxa.

Engordar é uma arte. Exige meses, as vezes anos, de comilança farta, e comida boa, selecionada, crocante, cremosa, docinha e hipercalórica. Num é qualquer alfacinha que o sujeito coma que vai se transformar em peso extra não. É preciso muita dedicação e competência para engordar.

Se a pessoa não engorda da noite pro dia, ela não pode emagrecer do dia pra noite. Não é fisiologicamente possível. A comida extra que ingerimos passa por todo um processo químico até ser convertida em gordura e ir para dentro da célula. O caminho contrário, para sair da célula, é mais lento ainda.


Emagrecer é bem simples (hahahaha) basta comer menos calorias do que se necessita por dia, e praticar alguma atividade física, para acelerar o processo de “extrair” a gordura da célula.

Para a acupuntura chinesa, o pensamento é um pouco diferente: foi necessário um desequilíbrio das energias e das funções internas para que o sujeito começasse a armazenar, desnecessariamente, gorduras, que são uma reserva alimentar (interna). E como a acupuntura é velhinha, com mais de 8.000 anos de existência  pouco ou quase nada se conhecia de anatomia e fisiologia. Fazia-se analogia com a natureza e seus fenômenos. Então, na visão chinesa o acúmulo de gordura era considerado excesso de umidade.

Se você está acima do peso, na visão chinesa você não está gordo, está muito úmido por dentro!

Bom, a acupuntura trabalha o equilíbrio de todos os órgãos e sistemas, então, é comum eu tratar um determinado problema e o paciente me relatar que está emagrecendo. Logicamente, isto não ocorre em uma ou em duas sessões, mas naquelas pessoas que fazem acupuntura regularmente, uma vez por semana e por alguns meses.

Além disso, existem algumas técnicas específicas de retirada de gordura localizada que podem ser adicionadas ao tratamento de equilíbrio do sistema, para acelerar a “secagem da umidade”. Contudo, continua a ser um processo lento e não um milagre que acontece de uma semana para outra. E, logicamente, deve ser acompanhada de mudanças nos hábitos alimentares. Não adianta sair da consulta de acupuntura e ir de consciência tranquila para o rodízio de pizza.

Portanto, meu caro leitor, existe sim acupuntura para emagrecer (não, eu não faço em mim mesmo) e agora você já sabe que ela não é milagrosa. Aliás, não existem milagres quando se trata de emagrecimento. Pode comer um prato fundo daquele gel nojento da chia, pode tomar um balde de óleo de coco, pode fazer a dieta de South Beach ou tomar uma piscina de diet shake. O que te faz emagrecer é a mente em equilíbrio. Não acredite nas fotos “antes e depois” das revistas. Tem photoshop ou tem dieta forte junto, ou não aconteceu tão rápido quanto você é induzido a pensar.

E magreza não sinal de saúde. Mais vale estar gordinho e com a mente tranquila do que estar magro e pancado das ideias. Para ficar com a mente tranquila, procure seu acupunturista.