segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Acupuntura em casos graves. Funciona?

Meu primeiro post de 2014 é sobre um acontecimento marcante:

Em novembro do ano passado, recebi um telefonema curioso: uma moça que me disse em alto e bom tom que não acreditava em acupuntura, mas que como a medicina não podia mais ajudar seu pai, perguntou o que eu achava de trata-lo.

Ela me informou que durante uma pequena cirurgia para colocar um stent numa artéria, uma placa de gordura se soltou, passeou pela corrente sanguínea e foi parar em algum lugar que obstruiu a chegada de sangue nos rins. Resultado, os dois rins pararam de receber a quantidade normal de sangue e a taxa de filtração diminui radicalmente, o que obrigou o paciente a fazer hemodiálise de segunda a sexta-feira, para evitar que o sangue ficasse perigosamente tóxico (excesso de creatinina), já que a urina não estava removendo as toxinas.



Havia um segundo agravante, devido ao frágil estado dos rins do paciente, não era possível fazer o exame para rastrear aonde a "placa" de gordura foi parar, muito menos fazer qualquer tipo de cirurgia para remove-la. O medico avisou que o paciente era um provável candidato a transplante dos rins.

Bom, uma coisa é tratar dor nas costas, gastrite, depressão. torcicolo.... caso a acupuntura/eu  não sejamos 100% eficientes  dificilmente a doença irá piorar. No máximo a pessoa não ira sentir-se melhor e pronto acabou. Outra coisa era atender um senhor fazendo hemodiálise e que não respondia bem a ela, pois a tal da taxa da toxicidade no sangue não estava reduzindo o quanto era esperado pelo nefrologista.

seta indicando o cateter de conexão com a maquina de diálise.

Não consegui dizer que sim nem que não para a filha do paciente, dei uma desculpa qualquer e falei que ligaria mais tarde. Passei um bom tempo considerando a hipótese da acupuntura não funcionar, da situação agravar, da família me processar,  e eu aparecer no Fantástico tampando meu rosto e fugindo das câmeras.... Contudo, acredito que nada acontece por acaso nesse Universo. Se esse caso veio parar nas minhas mãos é porque eu tinha condições para ajudar.

Telefonei de volta, fui totalmente franco e expliquei que eu não havia ainda tratado um caso dessa complexidade, que em teoria sabia exatamente como ajudar, mas que na prática eu não tinha a mínima ideia se iria funcionar. A filha ficou alguns segundos em silêncio absoluto e disse: - Bom, o médico já disse que não tem mais o que fazer a não ser esperar e rezar, existe alguma coisa que você possa fazer de errado e piorar ainda mais o quadro do meu pai? Aí respondi com certeza plena: - Não há.

No dia seguinte uma filha incrédula chegou ao consultório puxando o pai pelas mãos, naquele momento ele nem falava, ela explicou que eles estava muito deprimido com a situação toda e ela me deu todas as respostas às perguntas que fiz.

A acupuntura sistêmica chinesa é muito forte, e um dia por semana de atendimento costuma funcionar. mesmo em casos mais graves. 

Apliquei as agulhas no paciente e enquanto aguardava o tempo de retirar as agulhas fiz muitas orações pedindo que o Universo me ajudasse, afinal ele tinha me encaminhado o paciente.

Aguardei com impaciência por uma semana o retorno do paciente. Ele chegou com um pequeno sorriso no rosto, a taxa de toxinas tinha baixado um pouco e a taxa de funcionamento dor rins estava ligeiramente melhor. Era o "sinal" que eu esperava. Estávamos no caminho certo. Teoricamente, era uma questão de tempo até os rins melhorarem e voltarem a funcionar plenamente.

dia 21-01-14, paciente já sem o cateter de conexão.

Em dezembro, o paciente me informou que teve alta da hemodiálise, mas que o médico iria manter o cateter no ombro, caso precisa-se conecta-lo a maquina novamente.

Hoje, janeiro de 2014, praticamente dois meses e meio depois do início do tratamento, escuto uma batida leve na porta do consultório. Abro. Meu paciente, com um sorriso de orelha a orelha, camisa com os botões todos abertos, aponta pro ombro e diz: - Olha dr. tiraram o cateter. Estou livre da máquina! Agora é pra valer.


Bem, sei que esse post já está grande demais. mas gostaria de esclarecer que não o escrevi para que você me ache um acupunturista incrível (cá entre nós, acho que dei uma sorte danada). Escrevo para que pessoas em situação grave e médicos entendam que a acupuntura (feita por um profissional habilitado) pode complementar um tratamento convencional, e para que outros acupunturistas tenham confiança nesta arte milenar fabulosa e aceitem casos mais graves.