sexta-feira, 26 de abril de 2013

Sua preguiça é só preguiça mesmo?

Tenho reparado, em meu consultório que quase todas as pessoas reclamam de cansaço extremo e falta de disposição para realizar as atividades do dia a dia. A famosa preguiça. Contudo, quando esta preguiça vem acompanhada de outras alterações na maneira de viver, ela tem sérias chances de ser mais que apenas uma gostosa preguiça.

Vários pacientes que me procuram para tratar "preguiça persistente" e desânimo, na verdade estão deprimidas e não apenas cansadas. Infelizmente, essa vida estressante e corrida que levamos (muitas vezes com orgulho) não nos "permite" ser fracos e conversar com os outros sobre nosso cansaço extremo e nossa vontade de parar tudo e dormir. Depressão é um assunto muito comentado entre amigos, mas pouco conversado a fundo. Você mesmo, caro leitor, tem ideia de quais aspectos da vida se alteram quando se está com depressão? Será que você está deprimido e não apenas muuuuito cansado?

Existe diferença?

Bom, pensando nisso. resolvi compartilhar um pequeno questionário para que você responda, some os "sim" e verifique se pode estar com depressão ou com preguiça. Claro que, esse questionário não tem valor de diagnóstico. Depressão é uma doença séria e grave, e deve ser diagnosticada por um profissional de saúde com competência para isso. Portanto, se você "reprovar" no questionário, não se deprima! Marque uma consulta com um psicólogo, neurologista, psiquiatra... e cuide-se!

Não sinta vergonha caso esteja deprimido. Você não está só. O número de pessoas deprimidas está assustadoramente alto. Mas admitir uma "fraqueza" em público, praticamente não é permitido em nossa sociedade. Você se espantaria em saber quantos amigos seus tem depressão e se tratam sem que ninguém desconfie.

Lembrando que a acupuntura chinesa é uma excelente ferramenta para ajudar no equilíbrio emocional. Caso necessite de ajuda, procure seu acupunturista. Caso não tenha um, Esse cara sou eu!

Vamos lá. Lápis e papel na mão. É rápido, eu garanto!

1 - Você fica triste com uma frequência maior do que antes?
2 - Acha que no futuro, as coisas serão piores do que hoje?
3 - Sente que falhou muito nessa vida?
4 - Sente pouca satisfação no dia a dia e nas coisas que costumava gostar?
5 - Sente culpa com frequência?
6 - Acha que está sendo ou merece ser punido?
7 - Está desapontado e perdeu a confiança em si mesmo?
8 - Se auto-critica constantemente?
9 - Tem pensamentos suicidas?
10 - Tem chorado com mais frequência?
11 - Tem muita vontade de chorar e não consegue?
12 - Perdeu o interesse em fazer atividades ou conhecer pessoas?
13 - Tem tido dificuldade em tomar decisões?
14 - Acha que os outros são mais úteis que você?
15 - Tem dormido muito mais ou muito menos que o normal?
16 - Fica irritado com mais facilidade que antes?
17 - Anda muito difícil manter a concentração nas atividades?
18 - Sente cansaço (físico e mental) com muita frequência?
19 - Seu interesse sexual e libido estão bem menores?
20 - Seu apetite está muito menor ou muito maior do que o de costume?

Caso você tenha respondido SIM em mais do que quatro perguntas, você pode estar levemente deprimido. Caso tenha respondido sim em mais de oito, você pode estar moderadamente deprimido. Caso tenha respondido sim em mais de quinze, você pode estar fortemente deprimido.

Relembro que estas perguntas não tem valor "legal". Servem apenas como um medidor do seu humor. Procure um profissional para ter um diagnóstico coerente e verdadeiro.

Ah! Por favor, curta minha fanpage no facebook: https://www.facebook.com/AcupunturaGabriel


quarta-feira, 17 de abril de 2013

Acupuntura vicia?

Tenho escutado de meus pacientes, com alguma frequência que estão viciados na acupuntura. Alguns falavam em tom de brincadeira, mas percebi que alguns falavam em tom de preocupação.

Trabalho com Acupuntura Chinesa sistêmica, ou seja, equilibro todos os sistemas do corpo do paciente, independente da queixa principal. A consequência disso é, além do alívio de uma dor, uma sensação imensa de bem estar que perdura por dias, após a sessão.

As agulhas, praticamente indolores, são inseridas em pontos na pele que aumentam ou diminuem o funcionamento de um órgão, como pulmão, estômago, baço, etc.. Gosto de dizer que agulhas de acupuntura são como pequenas chaves-de-fenda que uso para apertar ou afrouxar parafusos e fazer o motor funcionar mais ou menos rápido.

Quando um órgão volta a trabalhar de maneira harmônica, na velocidade e nos horários corretos, ocorre uma sensação inconsciente de bem estar, pois diversos hormônios voltam a ser produzidos de forma correta. Todo órgão que funciona "errado" provoca uma "reclamação" no cérebro, que se manifesta de várias formas: insônia, perda de apetite, problemas menstruais, diminuição da libido...

" Eu estava ótima, super saudável, daí inventei de fazer acupuntura."

Portanto, um órgão ajustado é uma reclamação a menos no seu cérebro. É uma fonte de estresse a menos. Quanto mais órgãos funcionando corretamente, mais tranquilo seu cérebro fica. Por isso a acupuntura provoca bem estar além do alivio de dores.

Voltando a pergunta principal, entendo quando o paciente diz que a acupuntura vicia. Pois nosso corpo e cérebro vivem, desesperadamente, procurado essa sensação de bem estar, de prazer. Seja na comida, na bebida, no sexo, em drogas, em jogos... Faz parte do nosso instinto essa busca. É algo profundo e inevitável, gravado no nosso código genético.

Nossa forma de viver não é adequada e livre de estresses. Num dia vamos a acupuntura, a terapia, massagem, nos alimentamos direito e no outro o gerente manda um e-mail comunicando o aumento das metas ou o cancelamento das férias, estragando todo nosso plano de passar uma semana bem e em paz.

Infelizmente, só posso garantir o bem estar dos meus pacientes da porta do meu consultório para dentro. Do lado de fora, eles estão expostos a todo o tipo de aborrecimentos e preocupações que, muitas vezes diminuem os efeitos produzidos pela acupuntura ou que fazem com que o paciente deseje desesperadamente voltar ao estado de equilíbrio, com uma nova consulta.

Então meu caro amigo, não se preocupe em se tornar uma Amy Winehouse, ficar viciado e ter uma overdose de acupuntura. É apenas o seu corpo seguindo o instinto e procurando o que é melhor para você e tentando te manter em paz.