segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Esquimós não comem bananas!

Comer frutas e legumes de "outra" estação faz mais mal do que bem pra saúde. Se você é o tipo de pessoa que come apenas um tipo de fruta ou legume, fique ligado!

Somos seres humanos super modernos, tudo está a um toque ("antigamente" era clique) de nossos dedos, estamos conectados 24 horas, somos digitais, quase que seres virtuais já...

Esquimós não comem banana.

Embora poucos de nós saibamos, nossa conexão com a natureza ainda é fortíssima e ela tem uma relação direta (online) com a nossa saúde física e bem estar mental. (Já postei outro artigos falando das estações do ano e sua influência em nós).

Aprendemos a "controlar" o clima e a produzir frutas e legumes praticamente sem cessar e sem depender do clima (chuva, frio, sol, etc..) O conhecimento do ser humano na área agrícola já é tão grande que conseguimos fazer colheitas abundantes em desertos, que nem a natureza conseguiu "plantar" uma moita de capim. 

Quando eu era pequeno, lembro de pedir uma fruta específica para minha mãe (talvez tangerinas) e ela respondia: - Não está na época ainda. Essa situação praticamente não existe mais. Quase todas as frutas e legumes estão disponíveis em tempo integral nos supermercados.

Isso tem um lado bom. Claro! Mas tem um lado péssimo! Comer fruta de uma outra estação, desregula seu metabolismo. Coma as frutas corretas de cada estação.



As estações do ano tem condições climáticas específicas, o Verão é muito quente, o Outono é seco e fresco, o  inverno é frio e a Primavera é úmida e morna. As situações mais extremas são o verão e o inverno. Um muito quente e o outro frio. O outono e a primavera são praticamente uma transição entre os dois extremos.

A natureza é sábia, pois no verão as frutas e legumes são mais suculentas, doces, e refrescantes. De forma a amenizar os efeitos desta estação no corpo humano. Já as frutas de inverno são menos suculentas e não "esfriam" nosso metabolismo. A natureza nos deu uma ferramenta para não sofrer danos fisiológicos com os extremos de temperatura. 

Os frutos, frutas e legumes produzidos no verão tem dentro de si uma energia que esfria e desacelera o metabolismo. Já os de inverno, tem energia que aquece e acelera o metabolismo.

Mas, quando aprendemos a produzir frutas e legumes de forma independente do clima, perdemos essa ferramenta alimentar de manutenção do equilíbrio metabólico. E, o pior, passamos a atrapalhar nosso corpo na auto-regulação.

Por exemplo, no Verão, não deveríamos consumir grãos: trigo, aveia, gergelim.. nem castanhas: amendoim, amêndoa, nozes... pois esses alimentos que são produzidos no inverno, tem dentro de si uma energia "quente" para, teoricamente, amenizar o frio dos seres vivos que os consomem.

Para manter seu equilíbrio interno, alimente-se adequadamente e faça acupuntura!

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Odeia ficar doente? Faça acupuntura!

Normalmente, as pessoas que vão se consultar comigo começam com a seguinte frase:

- Já fui em todos lugares, até em pai-de-santo e centro espírita. mas não melhoro dessa dor!



Quando na verdade deveria ser ao contrário, a acupuntura não deveria ser a última escolha de uma pessoa. mas a primeira! Ela foi concebida de uma maneira que pode ser utilizada preventivamente, antes que um distúrbio apareça.

Mas como assim Gabriel? Como você pode saber o que vai acontecer comigo no futuro? É bruxaria? Vidência?

A Medicina Tradicional, 8.000 anos atrás, fez uma coisa que a nossa medicina ocidental ainda não conseguiu fazer. Alíás, fez várias coisas! Uma delas foi categorizar as pessoas de acordo com seu tipo físico e psicológico, e pesquisou qual o tipo de dores e doenças que cada grupo tem uma maior tendência a desenvolver. Outra coisa importante, observou a natureza, as estações do ano e descobriu quais são as doenças e dores que surgem com mais frequência em cada estação.

O próximo passo foi uma consequência lógica: juntou as duas idéias e descobriu quais são as doenças que determinado tipo de pessoa tende a ter em cada estação. Então, dessa forma, a acupuntura pode ser preventiva, pois sabe os problemas que você tende a ter quando a estação mudar.

Vou dar um exemplo simplório aqui. Pela visão da mtc já estamos no outono. Nele, as pessoas tendem a desenvolver problemas de pele, respiratórios, a ter problemas intestinais (cólicas, diarreias ou prisão de ventre) e a ficarem mais tristes que o normal.



Como todo acupunturista sabe disso, antes do outono ter chegado ele poderia ter preparado seu corpo para ele não ser atingido pelas "doenças do outono". E pode fazer isso com cada estação. Evitar que você fique doente mês que vem. Quando a estação mudar de novo! 

A lógica chinesa é outra: não existe apenas 4 mudanças de estação no ano, existem 9! Entre cada estação tradicional (4) existe uma estação de transição, adicionando mais cinco então.

Então, dessa maneira, a acupuntura chinesa é uma excelente terapia preventiva. Indicada para aquelas pessoas que não gostam de ficar doente! Não quer ficar doente? Procure a acupuntura!