sexta-feira, 30 de março de 2012

Acupuntura só pra médicos? Nem em sonho!

Essa semana os canais de comunicação noticiaram que a acupuntura estava restrita aos médicos. Graças a uma determinação de um juiz regional (1° região). Contudo, o que a notícia "curiosamente" deixou de falar é que uma decisão de juiz é insuficiente para regulamentar a acupuntura.

Para que isso ocorra é necessãrio a aprovação de um Projeto de lei, depois aprovação do Congresso Nacional e depois assinatura do Presidente da República. Até que isso ocorra, nada muda na pratica da acupuntura.




Mas porque então espalhar uma notícia falsa? Quem teria a ganhar com isso? Quem paga para que esse tipo de notícia mentirosa circule pelo país todo?  Tente responder.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Acupuntura? Tenho medo de injeção!

Um dos comentários que escuto com mais frequência quando sugiro a acupuntura como tratamento é:

- Acupuntura? Morro de medo de agulha! Odeio tomar injeção e doar sangue.

Consigo entender porque as pessoas pensam dessa maneira, pois quando se fala em tratamento de acupuntura a pessoa pensa em agulha e sua memória traz a lembrança da seringa, da injeção e da dor que aquela agulha provoca.

Bom, para começar a explicar o porque não se deve fazer a comparação entre tomar injeção e fazer acupuntura, gostaria de explicar que essas duas agulhas (a da injeção e da acupuntura) são tão diferentes que deveriam ter até nomes diferentes.

A agulha usada na injeção é muito mais larga e sua ponta é oca para que se possa injetar medicamentos. E por isso, ela corta em todas as suas bordas, para abrir a pele e ser introduzida. Já a agulha de acupuntura é muito fina, quase tão fina quanto um fio de cabelo, pois nenhum medicamento vai passar por ela. (confesso que gastei muito tempo tentando fazer minha máquina de retrato focalizar corretamente a ponta da agulha). Somente sua pontinha da agulha de acupuntura é afiada, uma área bem menor do que a outra agulha, por isso ela causa menos dor.



Outro motivo da acupuntura doer muito menos do que tomar injeção é que líquido nenhum é injetado. Boa parte da dor que sentimos quanto tomamos injeção é causada pelo líquido inserido na derme, que força o tecido e causa dor. 

Quando o medicamento vai direto para a artéria, a injeção dói ainda mais, pois as paredes das artérias são muito ricas em sensores de dor. Já uma agulha de acupuntura, não será introduzida na sua artéria.

Além desses dois motivos, que já são muito significativos, a inserção da agulha da acupuntura conta com outras técnicas para mascarar a dor, como por exemplo o uso do mandril. O mandril é um pequeno tubinho oco de plástico usado para pressionar a pele enquanto a agulha de acupuntura passa por dentro dele. Nosso corpo tem formas diferentes de perceber estímulos diferentes. Para nosso cérebro, alguns estímulos tem tanta prioridade que outros são ignorados se ocorrerem ao mesmo tempo. E isso acontece com o mandril e a agulha, o cérebro presta tanta atenção no tubinho plástico que ignora totalmente a agulha.

Não quero dizer, entanto, que em momento nenhum você vai sentir a agulha entrando. Existem alguns pontos de acupuntura que são mais sensíveis que outros, por motivos de localização ou pelo estado energético de um meridiano. Contudo, se você sentir uma agulha, essa sensação será extremamente rápida. Na acupuntura, a agulha só deve ser percebida no momento de inserção. Durante a sessão elas nunca doem. As pessoas não percebem que estão com agulhas na pele e chegam até mesmo a perguntar se elas já foram retiradas.

Um tempo atrás, atendi uma paciente que conversava muito. Eu colocando as agulhas e ela contando uma história, terminei de colocar todas as dez agulhas em diversas partes do corpo (joelho, pés, braço, cabeça, etc) e ela falando. Precisei sair do quarto para atender um telefonema e quando olho para trás, lá vem a paciente caminhando normalmente atrás de mim, continuando a contar a história!! Ela não havia percebido que seu corpo estava cheio de agulhas espetadas! (história verídica).

E como argumento final, digo o seguinte - A dor de uma picada de acupuntura é equivalente a uma picada de pernilongo. Ás vezes é melhor sentir essa pequena dor do que sofrer com uma crise de hérnia ou com os incômodos de uma cólica menstrual.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Yin-Yang: é de comer ou de passar no cabelo?


Este simbolo muito famoso, representa o princípio Taoísta do equilíbrio: Yin-Yang. E por incrível que pareça, toda a acupuntura chinesa é baseada nele e explicada por ele.

Mas o que quer dizer isso afinal? Porque esse símbolo representa o equilíbrio e perfeição?

A parte branca do desenho, se refere a energia Yang, que acelera, que ilumina, que esquenta.... imagine o acelerador do seu carro, ele seria o Yang.

A parte escura do desenho, se refere a energia Yin, que freia, que escurece, que esfria.... imagine o freio do seu carro.

Então, o equilíbrio, seria ter um carro em movimento que acelera e que freia. Se seu carro só acelerar, se o freio estiver ruim, vai causar acidente. E o contrario tambem não é bom, se o freio de mão estiver acionado o tempo todo, o carro vai andar fazendo esforço demais ou não vai andar. Você vai ficar acelerando em vão, até estragar alguma engrenagem (ou várias).

As pequenas bolinhas, de cor invertida, dentro de cada metade, simbolizam a presença do movimento oposto. Como assim? Se você estiver pisando fundo no acelerador e aliviar o pé, seu carro vai perder velocidade, então dentro do Yang (acelerador) existe um Yin (freio) e a mesma coisa vale para o freio, com seu carro em movimento, se voce frear e aliviar o o pé, o carro volta a se movimentar, então dentro do Yin (freio) existe um Yang (acelerar).

E o que isso tem a ver com o funcionamento do corpo humano? Todas as atividades do seu corpo precisam "acelerar" e "frear". Seu coração por exemplo, ele precisa contrair e descontrair ritmadamente, é o batimento cardíaco. Seu estômago, precisa acelerar na hora de digerir os alimentos e frear quando está vazio, se não voce terá gastrite. E isso se aplica a todos os órgãos, tecidos e células do seu corpo.

Todas as atividades e funções do corpo humano são controladas pelo cérebro, pelo sistema nervoso central, que é dividido em dois. O sistema nervoso símpático, é o seu Yang, ele te acelera, ele manda começar, manda contrair... E o sistema nervoso para-simpático, é seu Yin, ele te freia, manda parar, manda descontrair... Nosso corpo funcionando em equilíbrio (sem doenças) é o próprio Yin-Yang.

E por que esse símbolo explica e baseia a acupuntura? Porque ela tem como objetivo o re-equilíbrio do corpo para "exterminar" doenças ou impedir que elas surjam. E isso é feito usando técnicas que equilibram o seu Yin e o seu Yang, que equilibram o seu sistema nervoso e todas as funções corporais.

Não podemos estar Yang demais, ter uma mente que não descansa nem na hora de dormir, um coração com taquicardia,... Nem podemos estar Yin demais, ter uma mente que nunca está ativa, ter um coração sempre abaixo do batimento normal, um estomago que não digere nada...

A saúde, o bem estar físico e mental é o perfeito equilíbrio. É o Yin-Yang.

segunda-feira, 19 de março de 2012

O que é acupuntura chinesa?


Acupuntura Chinesa         re-equilíbrio

Para a Medicina Tradicional Chinesa o corpo humano é composto de uma série de circuitos em que a energia vital, QI, transita para nutrir órgãos e vísceras. Esses circuitos sofrem influências que prejudicam e bloqueiam a circulação da energia vital, deixando uma região do corpo ou órgão com recebimento insuficiente de energia e consequente mal funcionamento e por isso as doenças surgem.

As agulhas são pequenas "chaves-de-fenda" que apertam ou afrouxam parafusos específicos, para que a energia volte a circular adequadamente nos circuitos energéticos - meridianos - e o equilíbrio se instaure novamente. Muitas pessoas imaginam que acupuntura seja dolorida, pois comparam suas agulhas com a da injeção (seringa). Contudo, essa comparação é muito errada pois as agulhas de acupuntura são muito mais finas, se aprofundam menos e sua colocação é muito mais rápida. Além do que, um dispositivo especial é utilizado na colocação das agulhas (mandril) e isso faz com que o corpo "não preste atenção" na agulha.

Fatores como alimentação inadequada ao seu biotipo, mudanças de estação/clima, estresses emocionais, dentre outros influenciam o seu equilíbrio sem que você perceba. Mas, "água mole em pedra dura..." uma hora você fica doente, ou com dores, mal estar... sem que isso esteja relacionado a uma causa específica.

Quase toda doença ou mal estar é consequencia de um desequilíbrio energético corporal. Reestabelecer o equilíbrio perdido é fundamental para que o corpo se cure. E isso é o que a acupuntura faz: induz seu corpo a se reorganizar.

Então, acupuntura é uma das ferramentas que a Medicina Tradicional Chinesa utiliza para estimular o corpo a encontrar seu estado natural de equilíbrio energético, orgânico e mental, de forma eficiente e duradoura.